O Marajó que ninguém conhece (Karina Pinto – publicitária)

Marajo-camposAlém de ter índices que se aproximam do pior IDH do país, a Ilha do Marajó, apesar de bela, mística, encantadora e ótima opção para o turismo, tem outras particularidades que a prejudicam ainda mais. Sem investimentos em educação, a região sofre com a pouca instrução da população e proliferação de mal-intencionados políticos que visivelmente não almejam melhorias a não ser ao próprio bolso.
Um péssimo exemplo é o próprio índice de desenvolvimento humano (IDH), não há políticas públicas municipais de qualidade para a educação, saúde ou geração de emprego. Sem criatividade, gestores não apostam em profissionais qualificados nem em ideias renovadoras e baratas que poderiam transformar a região no polo turístico de maior atração do Estado.A região está no horário nobre da Globo, ainda maior emissora do país. Todos os dias se pronuncia pelo menos 5 vezes a palavra Marajó na novela “Amor Eterno Amor”, mesmo assim, a cúpula da política paraense não consegue emplacar nada. Não vemos a região como opção nos jornais, revistas, blogs, em lugar nenhum. Parece que não existe, apesar de ouvirmos falar a respeito.
Gerar emprego em uma cidade onde a prefeitura é a maior empregadora não é fácil, para isso seria preciso uma administração séria (o que é quase impossível na nossa era) e compromissada. Projetos existem, podem ser baixados da internet, cooperativas de reciclagem, de produção de artesanato, pesca esportiva, turismo ecológico, arqueologia. Uma infinidade de alternativas baratas que poderiam transformar uma cidadezinha do interior em pólo. Não tem acesso a internet? O Globo Universidade, Ação, Pequena Empresa Grandes Negócios, SEBRAE… A lista é grande, mas alguém precisa se interessar.
Com a política do pão e circo, os militantes da política arcaica que já deveria estar descrita apenas nos livros de história, as populações dessa região sofrem com o abandono que se mostra ainda mais cruel em anos eleitorais, onde o bom homem se veste com a melhor roupa para ir às urnas, escolher quem será o próximo a tripudiar ainda mais sobre o leite já derramado.

Anúncios

Gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s