Será que estavam fantasiados?

festa-adolescentes-djs-imagensAh, meu Brasil. Como amo nossa cultura. É tão legal vermos a valorização do Mário e Luigi, bruxas, o mascarado do filme Pânico em uma festa à fantasia…
Opa, isso não é nosso. Não vi ninguém de Cuca, Saci… Ah, tinha Emília, pelo menos. Mas o que me impressionou mesmo na festa pode ser motivo para alguém me chamar de careta. A folia, que não era momesca, parecia uma versão cover de Spring Break (Cancún, México) ou de outras desse tipo espalhadas pelo mundo afora.
Aqui, crianças e adolescentes pilotando e empinando motos (que algum irresponsável deu a chave) e consumindo bebidas alcóolicas (que outro irresponsável vendeu). Algumas meninas com roupas que envergonhariam as mais fanáticas dançarinas de funk (nada contra o estilo).Numa época em que se fala tanto em cuidar de nossa juventude, não critico a postura de uma escola em oferecer diversão aos seus alunos e arrecadar uma ajudinha para as despesas administrativas. A instituição teve todo zelo em manter a segurança dentro do ambiente.
Mas e fora? Imagine se um desses jovenzinhos, que já se acham adultos, atropelasse alguém ou batesse em outro veículo? Polícia militar? Não vi. Conselho tutelar? Muito menos, mas entendo, são poucos.
Eu questiono é o que me parece ser a ausência de muitos pais. Quando a filha de 12, 13 anos aparece grávida, se perguntam: “meu Deus, onde foi que eu errei?”.
A escola em questão é referência na região e motivo de filas para matrículas. Mas a preocupação dos pais em garantir um ensino de qualidade é uma coisa. Outra é buscar saber como se comportam os filhos quando se juntam com colegas que possuem uma estrutura familiar/educacional muito diferente da que eles conhecem.
Minha filha estuda lá. Eu e a mãe fomos deixá-la logo cedo, quando o clima estava tranquilo. Quando fui buscá-la às 22 horas, fiquei aterrorizado. A rua tomada por adolescentes. Não tenho raiva deles, não. Minha revolta mesmo é com a ausência daqueles que se dizem defensores dos direitos dessa turma/galera. Onde estavam? Fantasiados também?

Gostou? Comente.

