Pão e circo de novo?

Imagem
jovemnota10sp.wordpress.com

Há algum tempo, assisti ao seriado Roma, produzido por um famoso canal americano. A série, como o nome mostra, mostrava as (arti)manhas dos políticos da época, intercaladas no dia-a-dia de dois amigos militares que andavam entre anônimos e ilustres personagens históricos. Opa… Roma? Políticos? Ilustres personagens históricos? Muito longe e cinematográfico. Vamos falar de algo mais concreto.
Há algum tempo, assistíamos nas emissoras brasileiras, as arti(manhas) de ilustres políticos, intercaladas com a violência exacerbada contra idosos, crianças, mulheres, trabalhadores. Anônimos ou também ilustres. A diferença entre a série e o nosso país é justamente essa. Uma foi feita para entreter. A outra? Bem, essa todo dia nós tentamos descobrir onde está o erro.
Em novela da emissora que quer ser global, o tráfico de mulheres é discutido ao mesmo tempo em que são exibidos os atributos de belas atrizes. Relembrando a série, são duas mulheres as grandes personagens que destilam intrigas. Lá vamos nós fazer a aproximação da ficção com a realidade. Duas mulheres despontaram nos últimos anos. Uma, amante e peladona de revista disse tudo. Outra, amiga e mais discreta. Nada diz, mesmo sabendo de tudo. Ou não?
Roma de lá, como o Brasil de cá, não difere muito. Políticos, mulheres, poder, intrigas, corrupção. E o povão sem se dá conta, vivendo de pão. De circo, aqui, as arenas (oficiais) são proibidas. Mas temos o carnaval, depois a copa das Confederações…

Anúncios

Gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s