Trânsito caótico em Altamira

Imagem
http://expresso-da-noticia.blogspot.com.br

Já é notório. O fluxo de veículos em Altamira, no sudoeste do Pará, cresceu. Motocicletas rasgam o silêncio da madrugada (e do dia também) com suas descargas barulhentas. Sons automotivos vêm logo atrás. O grande número de ônibus que transportam trabalhadores parece levar gado para corte. Pedestre atravessa correndo, moto circulando na contramão: um verdadeiro Deus nos acuda. É um zum-zum e tuntz-tuntz sem fim.
Todos os dias, esse é o trânsito que vira notícia com pessoas acidentadas e desrespeito à legislação. Conversando com um amigo, ele disse que não aguenta mais ficar em alguns cruzamentos por longos CINCO ou DEZ minutos. Mesmo tempo que ele perde em São Paulo ou Belém?
Temos que lembrar ainda dos agentes do departamento estadual de trânsito que atuam junto aos do departamento municipal. Blitz na cidade ocorrem todos os dias. Não! Ou sim? Vamos começar de novo.
A polícia militar, civil, Detran, Demutran, Guarda Municipal e (pasmem) até um helicóptero são vistos em “patrulhões”. Esporádicos, verdade, mas que ajudam a coibir algumas dessas infrações como: veículo sem documentação ou condutor sem habilitação. Som automotivo – nada contra – continua por aí. Motos com as descargas do tipo “não vou citar a marca” também.
Falar na sinalização horizontal ou vertical, bem, aí é outra história. Em grandes centros não recordo de no mesmo cruzamento ter quatro placas com o nome do logradouro (nome bonito para rua, travessa etc). Tudo “bem orçado” pela gestão passada. Enquanto sobram placas (de ontem), faltam agentes de trânsito (pra hoje). Sim, boa parte preferiu mudar de área/função.
A culpa não é do novo prefeito. Nem do departamento ou de quem o dirige. Se cada condutor não fizer sua parte, nada adianta recursos ou fiscalizações.
Alguém tem que fazer algo sobre o assunto. Chega de zum-zum, tuntz-tuntz ou outras onomatopeias como “crash” e “bum”.

Anúncios

Um comentário

Gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s