12 de outubro: o que celebrar? (parte I)

http://www.politicanarede.com.br/solta-o-verbo/dia-das-criancas-procon-baiano-e-ibametro-vao-as-ruas-2/Não estamos longe da celebração de mais um dia das crianças, a data dedicada aos pequeninos (e de muita felicidade para lojistas). Dias atrás, um relatório da ONU revelou que a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 75% em pouco mais de 20 anos. Ponto pra nós. No Pará, mesmo com a redução de 54,8%, ficou aquém do objetivo traçado pelas Nações Unidas. Porém, se consideramos as notícias recentes, o que temos a comemorar?
Histórias macabras que parecem mais roteiro hollywoodiano estão se tornando comum. São casos como o dos meninos ingleses, ambos com dez anos, responsáveis pelo assassinato de uma criança de dois anos de idade, em fevereiro de 1993, na Inglaterra.Esses dias, uma polêmica apresentadora de telejornal exibido em rede nacional disse que o ECA é um direito à impunidade e que a polícia parece “enxugar gelo”. Aqui, em Altamira, um trio pueril tentou assaltar uma jovem. O mais novo tinha, salvo engano, apenas dez anos de idade. Onde estarão agora?
Fim bem diferente do caso que chocou o país no dia 5 de agosto e que foi cometido por alguém um pouco mais velho: 13 anos.
Se de um lado adultos marginais criam novos infratores, do outro vemos constantemente bebês tendo o direito à vida sendo negado. Li que uma garotinha de sete meses foi abusada sexualmente na Bolívia.
A reflexão para mais um dia das crianças que se aproxima é justamente para sabermos o que nós (adultos, pais, responsáveis) fazemos por nossas crianças e, ainda, descobrir o que elas mesmas estão praticando por aí.
Se voltarmos alguns anos no passado, havia uma canção que servia para o dia das crianças. Dizia que “toda criança tem uma estrela dentro do coração”. Fico na esperança de que essa estrela possa brilhar sempre para o lado do bem. Como escreveu Ivan Lins: “depende de nós”.

Anúncios

Gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s