Feliz “velho” ano novo

1456118_635866539798117_1301383223_n
jaimesouzza.wordpress.com

Presentes abertos, barriga cheia, finanças comprometidas. Promessas feitas para o início do ano, como a dieta nunca iniciada. Todo fim de ano é assim. Natal e ano novo. Famílias se reúnem e lojistas comemoram. Mas se fizermos uma grande reflexão, na festa cristã que celebra o nascimento de Jesus, figura central do Cristianismo, o que temos a comemorar? “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo”, encontramos na Bíblia. Boas novas? Sim. Existem.
E quanto aos moradores de rua ou centenas de famílias que passam o Natal como mais um dia comum do ano? Para as pessoas que precisam de água, alimento e colchões nas cidades que foram atingidas por fortes chuvas? Ruas viraram rios na região em que “esse rio é minha rua”. O que espera uma criança que viu a casa onde mora ser tomada pelas águas? O período do inverno amazônico começou. Água da chuva que transborda os canais. Água nos olhos são lágrimas de quem vê o prejuízo e que turva a visão de ver quem ficou.
Ah, Natal é tempo de alegria. Vamos comemorar. Comemorar o quê? A chegada do ano novo? Sim, “esse ano quero paz no meu coração”, mas também gostaria de ver políticos sem compromisso com o cargo serem cassados.
Vamos celebrar o nascimento de mais um ano? Como, ao vermos crianças mortas pelos pais, pais assassinados, queimados pelos filhos? Que amor fraterno é esse que todos os dias “pipocam” nas emissoras? Não, não estou sendo pessimista.
Ano novo? Com as mesmas histórias de sempre?
Fomos entregar um presente da campanha “cartinha para o Papai Noel”. A história do nosso Natal esse ano foi diferente de todos os outros. Acho que podemos fazer diferente. Então vou pedir que o ano novo seja, de fato, novo. Sei que não é pedir muito. Cada dia é um dia. Vamos deixar dias sombrios para trás, apesar de sabermos que outros virão. Cada dia é um dia. Podemos lembrar muito dos 365 dias que se passaram…
Não, não quero citar incêndio na boate, visita do novo papa, mensalão, Brasil campeão, meninas do handebol , menino Joaquim, adolescentes infratores, policiais assassinados, enchentes, mulheres agredidas. Tampouco vou comentar sobre violência no trânsito. Isso fica para as retrospectivas televisivas.
Façamos a nossa própria retrospectiva relembrando onde erramos, onde acertamos, o que fizemos ou o que falamos. Preservar nossa saúde e de nossos entes queridos. Vivermos ao lado de quem amamos como se fosse o último dia.
Feliz último dia do ano. Feliz primeiro dia do próximo. Feliz 2014.

Anúncios

Gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s