Belo Sun oferece treinamento aos moradores de Senador José Porfírio

Francilene Santiago
Foto: Jaime Souzza

Os moradores de comunidades do sul do município de Senador José Porfírio, no sudoeste paraense, ganharam uma nova oportunidade na busca da melhoria da qualidade de vida. A Belo Sun Mineração, empresa responsável pelo Projeto Volta Grande, de exploração de ouro naquela região, inaugurou no dia 29 de maio, o seu Centro de Treinamento. No local, serão oferecidas cerca de 1.400 vagas, em mais de 30 cursos, para qualificação profissional dos moradores do entorno do empreendimento minerário: Vila Ressaca, Ilha da Fazenda, Galo, Itatá e Gambá. A Belo Sun é uma empresa ligada ao grupo canadense Forbes & Manhattan.
Os cursos, que devem ter início este mês, integram o Programa de Educação e Capacitação (lançado pela Belo Sun também na manhã do dia 29 do mês passado), serão executados em parceira com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa)/Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará (Redes), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Serão investidos R$ 1,5 milhão no Programa, valor oficializado em março após a assinatura de um Termo de Cooperação entre a mineradora e as instituições envolvidas.
OPORTUNIDADES
Para a dona-de-casa Franciele Santiago, essa é a chance de se qualificar. “Aqui é uma região difícil e longe da cidade. Só teria oportunidade como essa se eu fosse morar na cidade”. A opinião dela é a mesma da universitária Maria Soares, que mora há 23 anos na Vila Ressaca. “Eu pretendo fazer todos os cursos que aparecer, afinal para se ter um bom emprego tem que ter estudo e qualificação”, avaliou a senhora de 44 anos. “Até a minha filha de dez anos tem vontade de fazer o de inclusão social”, brincou.
Para quem esteve por muito tempo trabalhando de maneira irregular e cheia de riscos oferecidos pelo garimpo, a oportunidade de transformação na qualidade de vida chegou. “Para mim não existe nenhuma possibilidade de voltar para o garimpo. Antes do empreendimento, o que a gente pensava era que tudo iria parar porque aconteciam muitos acidentes”, disse Milton Reis, hoje auxiliar de campo na empresa de mineração.
“O centro de treinamento é um instrumento para alavancar o desenvolvimento da região e possibilitar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sobretudo pelas oportunidades de emprego e renda a serem gerados”, declarou Cláudio Lyra, gerente geral da Belo Sun. A grade curricular foi pensada após o diagnóstico que identificou características da região, como o trabalho informal, ausência de políticas públicas do Estado, baixa escolaridade e o anseio das pessoas pelo resgate da cidadania.
OPINIÕES
A consultora do Sebrae, Taciane Fanchiotti, ressaltou que serão realizadas oficinas de capacitação para os proprietários de pequenos comércios. “Eles saberão como trabalhar, administrar, comprar e vender. O Sebrae trabalhará a competitividade e fomentará o empreendedorismo”, garantiu. “A primeira etapa é para capacitar a comunidade com cursos de panificação, corte e costura, pedreiro, eletricista, ferreiro armador e mecânico de motocicleta”, afirmou João Vieira, diretor da entidade em Altamira.
“É muito interessante estarmos como parceiros em um projeto embrionário, mas que ganhará corpo e se tornará um empreendimento de oportunidades”, ressaltou Euripedes Amorim, consultor técnico da Redes.”É uma parceria que tem que ficar, muito porque se trata de desenvolvimento da região e, lógico, a população tem que ser beneficiada com isso”, avaliou Vanessa Anabelle, vice-prefeita de Senador José Porfírio. Um dos cursos do Programa será promovido por meio de convênio técnico firmado com o Senar. Está planejada a formação de alfabetizadores, que estarão atuando nas comunidades, a fim de diminuir os índices de analfalbetismo. De acordo com a Belo Sun, 80% dos moradores não são alfabetizados.

Anúncios

Um comentário

Gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s